COMEÇO - RECOMEÇO - COMEÇAMOS - TURMA II NOVAS LETRAS

 Iniciamos a turma II do projeto NOVAS LETRAS em plena quarta-feira de Cinzas, marcando extraoficialmente o encerramento do carnaval. Os dias da festa de Momo foram marcados pela cotidianidade, diferente dos anos passados, onde tudo parava e tudo era festa, esse ano não teve festa, não teve rua, não teve trio elétrico. 

A turma II começou potente, com vontade. Falamos um pouco sobre as histórias pessoas, vontades e anseios. Entramos pela introdução sobre o que é o conto, discutindo sobre seu formato, conceito e tamanho. 

Começamos já com 2 atividades:

A leitura de um conto A IMPRESSÃO DE ZÓ de Ruth Ducaso - assinatura estética de Luciany Aparecida. Esse conto está numa coletânea chamada Autores Baianos: Um Panorama - volume 2 - da Editora P55 e organizado pela Funceb. Ele está disponível em PDF no site da funceb e pode ser acessado nesse link: 

AUTORES BAIANOS: UM PANORAMA VOLUME 2

Falamos também sobre o experimento QUADRO VIVO, passando as orientações. Nos exemplos, foi apresentado principalmente cenas de filmes que reproduziram quadros. Falamos sobre isso numa postagem aqui no blog: EXPERIMENTO 1 - QUADRO VIVO


Apresentamos como exemplo o conto APOSTA, que foi inspirado na escultura Antonio Conselheiro de Mario Cravo Junior.



APOSTA    
O homem está parado com os braços abertos no meio da praça.   
Os carros passam, as pessoas passam, e o homem continua lá, com os braços abertos, parado no mesmo lugar.   
Crianças brincam no parque, mulheres atravessam a rua com seus vestidos e perfumes, a feira cheia de gente, e o homem lá, parado do mesmo jeito. Os braços abertos. Olhos fechados. O peito aberto. A alma tremendo. O medo e a calma.   
O Homem espera alguma coisa. Pode ser um beijo, pode ser um abraço, pode ser uma bala perdida.  Quem chegar primeiro ganha.       

Tiago Chaves.   
 


Tanto o conto de Ruth Ducaso/Luciany Aparecida quanto o exercício serão discutidos e comentados no próximo encontro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTOS NOVAS LETRAS

Sobre os encontros, afetos e caminhos

EXPERIMENTO 2 - LUGARES INAPROPRIADOS - Sobre espaços, objetos, afetos e limites